quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Motivação à Leitura


SESSÃO DE MOTIVAÇÃO IV

PÚBLICO ALVO : Alunos do Ensino Secundário

A felicidade é a meta da vida, poucas pessoas reconhecem as sementes da felicidade que existem nas suas vidas e em si próprias. Procuram, constantemente, as alegrias e emoções no exterior, culpam os outros pelos seus fracassos pessoais e profissionais. Sentem dificuldade em compreender o que as rodeia e captar a beleza das coisas, passando pela vida distraídas.
Para acedermos à felicidade e ao conhecimento, cada ser humano tem de descobrir o que existe de precioso e único dentro de si; temos de contrariar esta tendência das sociedades actuais para reduzir as pessoas a números ou a estatísticas.
Pretendemos, com esta sessão, iniciar este grupo de jovens nestas questões, sensibilizá-los, prepará-los, apetrechá-los com algumas ferramentas que lhes permitam, ao longo da difícil caminhada, explorar, conhecer, lidar com esse mundo desconhecido, mas maravilhoso que é o interior de cada um de nós. É que, uma vez chegados a este patamar do conhecimento, acederemos a uma forma mais autêntica e feliz de pensar e sentir, ou seja, de viver.
Os quatro ecrãs têm como objectivo principal apelar, motivar o grupo à participação, construindo, desta forma, as suas aprendizagens.
Com o primeiro ecrã, pretendemos introduzir, de uma forma algo enigmática, mas propositada o tema da sessão. O título e a imagem apontam já possíveis subtemáticas que lhe estão associadas, motivando/ preparando/envolvendo o público para o assunto que irá ser aflorado. O mote está lançado.
O segundo ecrã, através de alguns itens-chave, auxiliados com uma sugestiva imagem de fundo, tem a intenção suscitar, direccionar o grupo de jovens para o diálogo e a confrontação.
O terceiro ecrã (Palavras Soltas) resulta na sequência do anterior, funcionando como uma síntese da problemática abordada, é pois um recolher das ideias-chave, uma verificação da decodificação da mensagem.
O último ecrã aponta possíveis leituras de iniciação à descoberta da viagem interior, rumo à felicidade. À medida que se forem sugerindo tais leituras, serão lidas algumas passagens significativas de tais obras.


Anabela Fernandes

Sem comentários: