quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ficha de escrita (1º e 2º ciclos)



FICHA DE ESCRITA (1º e 2º Ciclos)


A MINHA PRIMEIRA VIAGEM


Escrever é uma coisa realmente especial e secreta, só possível a um bom viajante no “mar das estrelas”. Escrevemos para comunicar, para contar e até para falar de nós. Queres experimentar? Vê que coisas podes inventar sobre ti, viajante andarilho desta jornada.

O meu nome é (inventa um nome) ______________________________________
Chamo-me assim porque_______________________________________________
Sou um/a (coisa, animal; planta, objecto) ___________________________________________________________________
Nasci num dia em que_________________________________________________
Quando era pequeno/a pensava que ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O meu conto preferido era______________________________________________
e eu pensava que era___________________________________________________
Lembro-me de fechar os olhos e pedir como desejo que ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tinha um segredo ______________________________________________________ ___________________________________________e só isso para mim tinha valor

Agora lê em voz alta, com uma voz de viajante poeta e vê que bonito ficou!
Agora faz o teu auto retrato_____________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________.

Qual era o teu nome inventado? _________________________________________

Sem comentários: