quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Motivação à Leitura

Sugestões de actividades de motivação
Ler, Ler +, Ler Melhor

Público Alvo: Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário


Apresentar um pequeno vídeo, com cerca de 10 minutos, de Pacheco Pereira, inserido no Plano Nacional de Leitura. Este vídeo, com o seguinte endereço electrónico:
http://www.youtube.com/watch?v=9julcRkGBs4&feature=related- Serve de Mote para a temática a desenvolver nesta sessão de motivação e é a partir dele que os alunos se vão questionar, com a devida ajuda do professor, sobre Conceitos como a Leitura Funcional, Leitura Recreativa, Leitura de Códigos, Leitura Autónoma, Leitura Informativa, Leitura Publicitária, e Literacia e a relação directa entre capacidade Leitora / Capacidades Cognitivas e Produtividade.
Este vídeo, em forma de diálogo directo com o interlocutor contém uma série de conceitos que têm que ser dissecados. Assim Pacheco Pereira fala da importância da leitura de códigos, ou seja, a leitura funcional e utilitária, como a leitura de um simples prospecto de supermercado, um contrato de seguro, (a importância das letras pequenas), um guião de um electrodoméstico, passando posteriormente para a leitura da imagem e do texto, por exemplo, num mapa. No entanto, aquilo que pretendemos, nesta sessão de motivação, e, a partir do vídeo, é sensibilizar os alunos para a importância fundamental da Leitura Literária. Assim, Pacheco Pereira apresenta um conjunto de livros desde a antiguidade até aos nossos dias que representam um património humano. Estes livros, nomeadamente, A Eneida, A Ilíada, A Bíblia, A Divina Comédia de Dante, A Peregrinação, D. Quixote, As Farpas de Eça de Queirós e de Ramalho Ortigão… apontam para um enriquecimento libertador, porque representam o “Conhece-te a ti mesmo” (Socrático) do ser humano, dado que a ficção ajuda a compreender a vida. É que para um leitor estar formado precisa de cerca de duas mil horas de leitura e a leitura literária ultrapassa o informativo, porque alcança o formativo. Sendo assim e dada a importância do conteúdo do vídeo e de tudo aquilo que foi reflectido, e como esta acção é destinada aos alunos, podemos aproveitar a reflexão para delimitar estratégias de Promoção à Leitura, tais como, a sedução para a Leitura, a promoção para a Leitura, os banhos de Leitura, no sentido de alcançarmos o estado de graça de amar ler, porque, segundo Pacheco Pereira, “a vida é melhor se soubermos”.
Porque só um leitor pode formar leitores, entendemos que será oportuno e, provavelmente, o momento ideal para o Professor Responsável pelo Projecto de Leitura falar das suas experiências de leitura, ou seja, falar do livro ou livros que, por alguma razão, o marcaram. Trata-se de um momento de reflexão e partilha, tão essencial para quem tem a responsabilidade de formar cidadãos responsáveis, libertos e libertadores.



Cândida Batista

Sem comentários: