Direcção Regional de Educação do Norte
ESCOLA EB 2,3 / S VIEIRA DE ARAÚJO
343389
FORMAÇÃO DE LEITORES DE MÃOS DADAS
(PLANIFICAÇÃO)
ANO LECTIVO 2008/2009
PÚBLICO ALVO : Todos os alunos do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo - VIEIRA DO MINHO
TÍTULO DO PROJECTO: Livros Vivos - As Leituras dos Jovens com os adultos pela mão.
OBJECTIVOS GERAIS:
· Promover a leitura na sala de aula e a leitura autónoma.
· Formar Leitores.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
· Despertar o prazer de ler;
· Criar o gosto pela leitura;
· Criar hábitos de leitura;
· Desenvolver competências de escrita e de interpretação;
· Cativar para outros saberes;
· Envolver a comunidade educativa no acto de ler.
PRÉ-ESCOLAR
Neste nível de ensino, pretende-se que a criança:
- descubra o livro fisicamente, iniciando-se, simultaneamente, na interpretação de imagens;
- desenvolva a capacidade de escutar/ observar/ jogar /se mover / reter / compreender;
- desenvolver a capacidade criativa;
- sentir o livro: vê-lo, ouvi-lo, tocá-lo e cheirá-lo.
- adquirir outras formas de comunicação, a partir da criação e da invenção;
- consciencializar a criança da diversidade dos livros;
1º CICLO
Aqui, pretende-se que a criança:
- relacione o oral e o escrito como passo para a leitura;
- repetir e recriar, a partir do contado;
- evoluir da leitura passiva para a activa;
- adquirir outras formas de comunicação, a partir da criação e da invenção;
- consciencializar a criança da diversidade dos livros;
- tomar consciência de outras experiências para além das vividas;
- introduzir na criança a literatura através da leitura.
2º CICLO e 3º CICLO
Nestes níveis de ensino, pretende-se desenvolver, ampliar, consubstanciar e optimizar todo o trabalho semeado e cultivado anteriormente. Assim, pretende-se, acima de tudo, introduzir a leitura no quotidiano dos nossos alunos, promovendo, deste modo, o gosto pela leitura e pelo livro.
TUDO SÓ PARA MOTIVÁ-LOS A LER!
A LEITURA deve ter como estímulo ampliar a visão do mundo, abrir a mente a outras realidades e culturas com uma atitude de respeito. A criança / o adolescente deve reflectir sobre valores e atitudes presentes nas histórias lidas, contadas e/ou partilhadas.
ENSINO SECUNDÁRIO
Neste grupo de alunos, pretende-se criar hábitos de leitura, através da leitura autónoma, mas orientada.
“ Levar o livro certo, na hora certa e para a pessoa certa.”
Como um médico receita um remédio, conhecendo a pessoa e diagnosticando a doença, o livro também deve ser “receitado” em função dos interesses e motivações da pessoa, de modo que a leitura seja prazerosa.
SUGERIMOS:
10º ANO
· Isabel Allende
· Paulo Coelho
· Margarida Rebelo Pinto
· Manuel Alegre (prosa e poesia)
· Rosa Lobato Faria
· Jorge Amado
· Nicolas Sparks
· Augusto Cury
· Sebastião da Gama
· Daniel Sampaio
11º ANO
· Mia Couto
· Luís Sepúlveda
· Robert Wilson
· Agustina Bessa Luís
· Ernest Hemingway
· Daniel Penac
· Seveva Casati Modignami
· Laura Esquível
· Moita Flores
12º ANO
· Gabriel Garcia Marques
· Miguel Sousa Tavares
· Dan Brown
· Marion Zimmer Bradley
· Paul Auster
· José Rodrigues dos Santos
· Fernando Pessoa
· Milan Kundera
· José Saramago
· James Redfield
· Rhonda Byrne
“SEMPRE QUE UMA PESSOA NÃO LÊ, ALGUÉM LUCRA COM A SUA IGNORÂNCIA.”
Equipa do Projecto de Leitura
sábado, 13 de setembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário